CNH Social – Renovação, Adição de categoria

CNH Social para renovação ou adição de categoria na CNH

O CNH Social é um projeto disponível em várias localidades do Brasil e que pode receber nomes diferentes, mas apresenta a mesma finalidade de possibilitar gratuitamente as pessoas de baixa renda o acesso à carteira nacional de habilitação sem custos para o cidadão, confira como se inscrever para adicionar uma categoria na CNH ou fazer a renovação da carteira de habilitação.

cnh-social-renovacao-categoria

Para fazer a inscrição existem alguns requisitos para participar da CNH Social que são: desempregados há mais de um ano, candidatos quem nunca tiveram experiência profissional formal no mercado de trabalho, mas desde que tenha a carteira de trabalho expedida há mais de um ano; beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública com bom desempenho escolar; ex-presidiários; candidatos portadores de deficiência; pequeno agricultor rural (segurado especial) que recebe receita bruta familiar de até dois salários mínimos; empregados que recebam até dois salários mínimos. Estes critérios para participar do CNH Social também são critérios de seleção inclusive para desempate.

É possível através do programa CNH Social também além de tirar a primeira habilitação em diversas categorias A (motos), B (carros), D (vans, microonibus e ônibus) e E (caminhões e carretas), fazer a adição de categorias A ou B.

No caso de quem quer se inscrever no CNH Social, deve ficar atento no DETRAN do seu estado quando abrir edital para inscrições do projeto CNH Social também chamado de CNH Popular ou outro nome semelhante. Entre os DETRANS que abriu inscrições para o projeto CNH Populares foi o DETRAN de Pernambuco que tinha prorrogado as inscrições. Em 2014, no DETRAN PE foram ofertadas 18 mil CNH populares e pode se inscrever pelo site do próprio DETRAN. Também é possível consultar o resultado da seleção.

Para a seleção deste programa CNH Social ou CNH Popular tem critérios de desempate, pois são oferecidas apenas algumas vagas. No caso, normalmente o critério de seleção é tomado em consideração o perfil do candidato e alguns critérios: por exemplo, há apenas uma vaga remanescente e os candidatos ambos estão desempregados há mais de um ano, leva-se em consideração que em está com maior tempo de desemprego; maior número de dependentes, menor renda familiar e o candidato de maior idade; depois se os candidatos nunca tiveram experiência formal de emprego, leva-se em consideração maior tempo de expedição da Carteira de Trabalho; maior número de dependentes, menor renda familiar e candidato de maior idade; quanto aos beneficiários do bolsa família, leva-se em consideração maior número de dependentes, menor renda familiar e candidatos de maior idade; quanto aos alunos matriculados da rede pública de ensino leva-se em consideração maior nota média geral, menor número de faltas, menor renda familiar, maior quantidade de dependentes e candidato de maior idade.

Estes e outros critérios você pode consultar no próprio edital do programa correspondente de seu Estado, assim como demais informações sobre o CNH Social.

Mais sobre a CNH Social



11 Comentários

  1. cleonice dos santos disse:

    ola gostaria de saber como faz para altecao de carteira para categoria E no programa gratuito.obrigada.

  2. Preciso muito de mudar minha categoria para (d) , para um novo crescimento no trabalho.
    Pois não posso pagar no momento

  3. Conto com uma ajuda.estou despregada a 3anos quero troca minha categoria tenho ab.gostaria de trabalhar onbus escolar.

  4. Estou despregada.preciso troca de categoria tenho ab.gostaria de trabalhar trasposte escolar.

  5. rene alcantara disse:

    gostaria de adicionar a carteira E

  6. Jorlean Cesário disse:

    Gostaria de saber como funciona.

  7. achei fantastica a ideia de socializar este projeto , levar para comunidades mais necessitaqdos.

  8. estou pleiteando inclusao de categoria ¨C¨ para ¨E¨ trabalho em transportes dirijo caminhao pequeno ,assim posso desenvolver no trabalho e aumentar minha renda gira em torno de um salario e meio

  9. Gostaria de acrecentar a categoria b na minha

  10. alcilei prado disse:

    preciso de adicina cnh categoria d pra pode trabalhar

  11. renato disse:

    Preciso muito dá troca de cnh pois.nao posso.paga estou desemprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *