CNH Definitiva – Como tirar

Como tirar CNH Definitiva

Está querendo tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Mas, quer fazer a CNH Definitiva?  Precisa antes ter adquirido a Permissão para Dirigir que é um documento provisório (um ano) e que é convertido posteriormente em CNH Definitiva. A seguir você irá saber como tirar a CNH Definitiva e também como tirar a Permissão para dirigir.

cnh-definitiva

Mas como tirar a permissão para dirigir? A Permissão para dirigir é para as categorias A, B ou A e B para quem quer tirar carteira pra as duas categorias (a para motos e B para carros de passeio) e este documento tem uma validade de 12 meses e, ao final de 12 meses se não tiver nenhuma infração graves ou gravíssimas ou reincidentes em infrações médias poderão solicitar a CNH Definitiva, mas caso tenha as infrações acima, deverá se submeter a novo processo da primeira habilitação (o da permissão). Para quem nunca tirou carteira de habilitação, tem alguns requisitos para quem pode participar do processo para tirar a CNH: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade ou equivalente (ou seja, outros documentos de identificação com foto como carteira de trabalho, passaporte) e possuir CPF próprio. Entre as documentações solicitadas estão: original e cópia d documento de identificação, original e cópia do CPF, original da taxa pago, original e cópia de comprovante de residência ou fazer declaração de residência. No caso do comprovante de residência ser no nome de outra pessoa como pais ou cônjuge, o interessado deverá comprovar o parentesco através de original e cópia de documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e/ou documento que comprove a união estável ou parentesco. No caso de ser o comprovante de residência de terceiros, deverá apresentar documento de identidade deste terceiro.

Para tirar a CNH além dos requisitos tem todo o procedimento para o mesmo: como passar pelo exame médico e psicotécnico que é feito em clínica credenciada pelo DETRAN que quando você entra com solicitação, lá te indicam a clínica que deve se dirigir. Depois passar pelo curso teórico-técnico de 45 horas/aula de caráter obrigatório e depois passar pelo exame teórico. Se passar neste exame, o candidato a CNH passa para as aulas de prática veicular de 20 horas aula e que também é obrigatório. Depois, faz- a prova prática que é importante para a aprovação ou não e ter sua CNH em mãos Como foi dito, inicialmente é dado uma Permissão provisória de direção que tem validade de 12 meses e se não houver nenhum impedimento, depois deste período recebe-se a definitiva. Mais informações consulte o DETRAN mais próximo. Você também pode tirar a CNH gratuitamente através de programas como o CNH Social.

Mais sobre a CNH Social



6 Comentários

  1. ROSECLER M.S.T.DA FONSECA disse:

    Achei muito interessante esta ídeia e gostaria muito de participar.

  2. Graucielle alves maranhão disse:

    Quero participa, e minha oportunidade de tira minha cnh

  3. albertycleidson disse:

    quero tira a minha abilitacao como eu faco pra tira gratis moro em alto de coutos periperi

  4. Gostaria de tirar a minha cnh mas não estou trabalhando o qui é que eu faço pra conseguir fazer minha inscrição

  5. Joana do socorro Ribeiro Rodrigues disse:

    Quero renovar minha habilitação que é A quero adicionar para B

  6. andreia disse:

    achei legal gostaria de tirar a minha uma oportunidade legal grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *